top of page
Jornais

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia

ES360 - Vitória, 21 de setembro de 2022

Embora o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tenha anunciado nesta quarta-feira (21) que está pronto para usar armas nucleares para defender seu país, especialista ouvido pela reportagem do Portal ES360 acredita que a ameaça tem pouca chance de ser concretizada. É o que afirma o professor de Relações Internacionais e analista de Risco Político da Universidade Vila Velha (UVV), Daniel Duarte Flora Carvalho.

Jornal da TV Vitória, Vitória, 30 de março de 2022

"O aumento dos fertilizantes faz o custo de produção subir e o preço dos produtos também. como os produtores devem agir diante do cenário de incerteza."

A Gazeta, Vitória. 24 de fevereiro de 2022

Conflito entre Rússia e Ucrânia pode ser chamado de "guerra de posição", explica professor de Relações Internacionais.

Veja Digital, 22 de julho de 2020

A briga dos gigantes impacta nos mercados, mas não mais que os enormes danos da Covid-19. Além disso, é vista como mais uma medida desesperada de Donald Trump de acenar para seus eleitores diante do favoritismo do seu opositor nas pesquisas, o candidato democrata Joe Biden. "Atualmente a economia americana é muito mais impactada pela aceleração e a desaceleração da China que pelo risco político. De uns anos para cá vemos um processo de desacoplamento das duas economias"

Jornal da Manhã, Jovem Pan, São Paulo, 21 de novembro de 2017

AUN USP, São Paulo, 31 de outubro de 2017

"Por anos a África tem sido lembrada como um continente em completo caos, marcado por guerras, fome e miséria, e cujas esperanças de melhorias são irrisórias. Todas essas mazelas foram associadas ao subdesenvolvimento dos países desse continente de tão ricas culturas. Contudo, essa realidade caótica está mais relacionada à própria estrutura e estabilidade do Estado do que ao próprio desenvolvimento desses países. É o que aponta Daniel Duarte Flora, que defendeu recentemente a tese de doutorado “Falência de Estados na África Subsaariana: uma questão de autoridade” – primeira sobre o continente do programa de Doutorado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP)."

ESOuVe #88 - Vitória, 04 de abril de 2022.

"Há mais de um mês o mudno se viu diante do que mudaria a história. O Leste Europeu se tornou assunto frequente em todos os noticiários, fazendo com que o conflito entre Rússia e Ucrânia, inicialmente distante, pudesse ser sentido a milhares de quilômetros, no momento em que o mundo parecia emergir da pandemia de Covid-19."

A Tribuna, Vitória, 13 de março de 2022

"Com pouco mais de duas semanas de intensos ataques da Rússia contra a Ucrânia, um cenário de conflito pode impactar no cotidiano dos capixabas já toma contornos claros. O aumento no preço dos combustíveis é um dos resultados da movimentação das peças no tabuleiro de xadrez, 'jogado' por Vladmir Putin e líderes da OTAN"

A Gazeta, Vitória. 11 de setembro de 2021

Daniel Carvalho, professor de Relações Internacionais da Universidade Vila Velha (UVV), observa que os conflitos envolvendo países do Oriente Mèdio não foram as únicas consequências dos ataques. "Os impactos podem ser medidos regionalmente. Na África, por exemplo, o que a Guerra ao Terror fez fortalecer governos que já não flertavam com a democracia e justificavam suas ações como sendo medidas de combate ao terrorismo. Muitos países criaram leis antiterrorismo, que, basicamente, punia a oposição". Já no continente americano, do qual faz parte o Brasil, Carvalho, explica que houve uma "securitização de crimes que já aconteciam". 

A Gazeta, Vitória, 20 de janeiro de 2021

"O presidente Joe Biden tem uma agenda política oposta aos interesses de Jair Bolsonaro, principalmente em relação à questão ambiental. Relação diplomática muda e deixa de ser baseada em proximidade ideológica"

Pesquisa FAPESP, São Paulo, 12 de outubro de 2019

"As iniciativas para solucionar os conflitos na fronteira com a Eritreia e os esforços para promover a paz e a cooperação internacional renderam o Nobel da Paz ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali. O anúncio foi feito na manhã de 11 de outubro pelas Academias sueca e norueguesa".

Jornal da USP, São Paulo, 31 de outubro de 2017

"No dia 14 de outubro, ocorreu o ataque terrorista mais letal da Somália. Foram 358 mortos e centenas de feridos após a explosão de dois veículos-bomba em Mogadíscio, capital do país. O grupo terrorista Al Shabab é acusado de ser responsável pelo atentado. O grupo é wahabista, ou seja, uma vertente radical do islamismo. O país ainda sofreu um novo ataque no dia 28 de outubro. Em entrevista à rádio USP, o professor Daniel Duarte Flora Carvalho, doutor pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, explicou o contexto histórico da Somália para a compreensão do atual cenário do país" 

Nossos comentários e entrevistas sobre
conjuntura internacional e risco político

bottom of page